a arte de incubar - parte 2

incubação de ovos - sala de máquinas

Neste encarte técnico sobre incubação, vamos analisar vários procedimentos e lembrar alguns detalhes muitas vezes esquecidos no dia a dia do incubatório.

Após a preparação da carga, os ovos devem ser transferidos para a sala de máquinas incubadoras para os procedimentos de incubação.

Horário de incubação

O horário para a incubação dos ovos deve ser determinado em função da idade da matriz, tempo de estocagem dos ovos, época do ano, horário previsto para o início dos trabalhos com os pintos e também os horários pré-determinados para a entrega dos pintos nas granjas.

O tempo previsto para o nascimento dos pintos (período de incubação + nascedouros) gira em torno de 496 horas para épocas de verão a 510 horas no inverno; Outros fatores poderão influir também no tempo total de incubação:

1. Temperatura e umidade das salas

A temperatura ideal das salas de incubação gira em torno de 22 a 28 graus Celsius com uma umidade relativa em torno de 60%;

Obs. : Temperaturas abaixo ou acima  das faixas recomendadas poderão causar atrasos ou adiantamentos no nascimento;

A umidade relativa das salas com níveis abaixo de 50% poderá exigir um tempo de funcionamento maior dos bicos pulverizadores das incubadoras mantendo a temperatura de operação da incubadora abaixo do normal e aumentar o tempo de incubação.

2. Renovação de ar das salas

A taxa de renovação de ar das salas deve atender as necessidades de troca de ar das incubadoras mais a troca de ar do ambiente; Podemos considerar que para cada 1000 ovos incubados precisamos de aproximadamente 200 m³ de ar por dia.

Exemplo:

Casp CM125 = 200x124.000/1000 = 24.800 m³ /dia ou 1000 m³ /hora

Petersime 576 = 200x57.600/1000 = 11.520 m³ /dia ou 500 m³ /hora

Obs. : A taxa de renovação de ar total da sala de incubação deve ficar entre 15 trocas para épocas frias e até 30 trocas para épocas de calor. Com temperatura estável em 24 graus Celsius a taxa de renovação de ar pode ficar em torno de 22 trocas/hora.

3. Tipo de Incubadora

As incubadoras podem influir no tempo total de incubação em função de regulagens de ventilação, perdas de caloria nas incubações e nas transferências.

Incubadoras de grande capacidade de ovos  quando mal reguladas, podem variar o tempo total de incubação com maior intensidade que incubadoras de média capacidade .

4. Temperatura de operação das incubadoras

As temperaturas das incubadoras podem interferir no tempo de incubação em até 2 horas por fração de graus Celsius.

Temperaturas baixas atrasam o nascimento dos pintos e podem aparecer muitos pintos BALOFOS, com umbigos mal cicatrizados e muitos ovos bicados com pintos vivos sem sair da casca; 

Temperaturas  altas adiantam o nascimento e podem causar grande número de pintos refugos com umbigos mal cicatrizados, pintos mortos nas bandejas e também grande quantidade de embriões mortos entre 19 e 21 dias.

5. Tempo de estocagem dos ovos

O tempo de estocagem dos ovos antes da incubação não deve ultrapassar 7 dias, sendo que o ideal é incubar os ovos entre 2 e 5 dias; 

Dependendo da idade das matrizes e dias de estocagem, o tempo de incubação pode aumentar em até 6 horas. Exemplo:

idade matriz

dias estoque

horas incubação

35

5

0

35

8

2

35

10

4

50

3

0

50

5

2

50

8

4

50

10

6


6. Idade das matrizes

Manter as diferentes idades das matrizes em incubadoras separadas facilita as regulagens de temperatura, umidade e ventilação, permitindo maior uniformidade do nascimento.

7. Linhagem

Linhagens diferentes, sempre que possível, devem ser incubadas em máquinas separadas pois existem diferenças entre as linhagens que podem alterar as condições gerais do nascimento:

· tamanho do ovo
· qualidade da casca
· cor (escura e clara)

8. Fumigações

O programa de  fumigações nas incubadoras deve atender os objetivos de um bom controle sanitário sem provocar mortalidades embrionárias.

Dosagens recomendadas:

Formol + Permanganato de Potássio:

formol = 14 cc por m³

permanganato de potássio = 7 g

tempo = 6 a 10 minutos


Paraformaldeído:

paraformaldeído = 2,5 g por m³

tempo = 10 minutos


Pano de Gase:

pano de gase = simples 5 ml por m³

tempo = 15 minutos


9. Hora correta para a fumigação

O melhor horário para se fazer a fumigação nas incubadoras com um mínimo de mortalidades embrionárias fica entre 12 e 18 horas após a 1ª carga da semana para máquinas de estágio múltiplo de 6 (duas cargas na semana).

Exemplo: cargas nas 2ª e 5ª feiras as 6:00 h da manhã; fumigação é na 2ª feira entre 18:00 e 24:00 h.

Para incubadoras com apenas 1 carga na semana, fazer a fumigação entre 12 e 18 h após a carga dos ovos.

  imprimir versão PDF