histopatologia

Todo material enviado para exame histopatológico deve ser conservado e remetido em formol 10%. Os fragmentos não necessitam ser grandes (aproximadamente 1,5 - 3 cm), porém devem ser representativos das lesões encontradas na necrópsia e das informações de anamnese.
Para uma conservação ideal, a proporção de órgãos com formol é de 1:3, evitando assim que os órgãos fiquem apertados, permitindo a ação do mesmo. Os órgãos, após serem colocados em formol, não necessitam de refrigeração e não devem ser congelados .

Após a fixação em formol, podem ser armazenados por tempo indeterminado. Isto é importante ressaltar, pois em algumas enfermidades inicialmente há somente pequenas alterações e que podem não ser esclarecedoras. Porém, caso este material fique preservado, pode ser de grande ajuda futura para testes comparativos ou para determinar a época de manifestação de um quadro clínico. Caso não haja lesões macroscópicas nas aves necropsiadas ou a suspeita está indefinida sugerimos que enviem pelo menos os seguintes órgãos: fígado, coração, pró-ventrículo, rim, bursa (se houver) e alça intestinal.