parasitologia

O exame parasitológico consiste em pesquisar e detectar parasitas externos (ectoparasitas) e parasitas internos (endoparasitas). O exame deve ser feito constantemente durante todo o período de criação das aves.

Os parasitas externos são facilmente detectados quando há uma observação minuciosa na ave. Esses parasitas interferem de forma negativa na performance do lote, pelo "stress" que provocam.

Havendo necessidade de envio de material ao laboratório, deve-se utilizar as aves com o problema para ser feito o diagnóstico e o reconhecimento do agente em questão.

Os parasitas internos mais comuns são intestinais. No intestino médio, podemos observar ascaris (vermes redondos), tenias (vermes chatos), lesões por Eimeria máxima ou Eimeria acervulina. Já na porção final do intestino, mais precisamente no ceco, observamos heterakis ou lesões por Eimeria tenelha.

Uma simples necrópsia evidencia a presença de verminose ou lesões de Coccidiose. Porém, se houver necessidade de um diagnóstico mais preciso, deve-se enviar aves inteiras ou apenas o intestino completo resfriado com as extremidades lacradas ao laboratório.